Mitos e verdades sobre os pneus do seu carro
Modelo de uso misto, run flat, verdes, de alta performance… Não importa o tipo, cada um deles é cercado de mitos. Conheça os principais
Por GLAUCO LUCENA
Pneus verdes são piores de frenagem?
Mito, mas já foi verdade – De fato, havia maior necessidade de espaço de frenagem nos primeiros pneus ecológicos, mas isso apenas em piso seco, devido à menor resistência ao rolamento. No molhado, eles se saíam até um pouco melhor que os convencionais. “Hoje, porém, os grandes fabricantes desenvolveram novos compostos, com menos carbono black e mais sílica. Por isso, não há mais diferença em termos de frenagem”, diz José Carlos Quadrelli, gerente geral de engenharia da Bridgestone.
Pneu de uso misto prejudica o consumo?
Verdade – Assim como a durabilidade é afetada, o consumo sofre um pouco mais nos modelos A/T que rodam apenas no asfalto, comparados aos on-road. “Mas é uma diferença tão pequena que nem se compara a fatores como falta de calibragem ou direção mais agressiva, entre outros que afetam o consumo”, diz Fabrice Weisgal, gerente de marketing da Goodyear. Mas o maior pênalti aqui é o ruído. “É frequente o dono de SUV vir trocar seus pneus de uso misto por modelos on-road. A reclamação mais comum é o incômodo com o conforto acústico e de rodagem”, diz Leandro Richter, gerente da rede DPaschoal.
Run flat é mais duro e frágil?
Pneu de alta performance melhora o desempenho de carros comuns?
Para conferir mais mitos e verdades, clique aqui e acompanhe a reportagem completa em Quatro Rodas
Categories
One thought on “Mitos e verdades sobre os pneus do seu carro” Leave a comment ›