Nissan Leaf 100% elétrico chega ao Brasil no início de 2019
O Nissan Leaf será exibido em outubro no Salão de São Paulo e será vendido no país em 2019, segundo o presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva. A montadora japonesa confirmou hoje, durante o evento Nissan Futures 2018, a introdução do modelo 100% elétrico em oito mercados da América Latina. Além do Brasil, ele chega entre este e o próximo ano a Chile, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Uruguai e Porto Rico. Peru e Panamá também poderão entrar na lista numa segunda etapa.
Marco Silva não quis falar de preços e de volumes de importação, pois isso estará diretamente ligado ao IPI que ele recolherá no ano que vem, quando chegar ao país. “Hoje um carro 100% elétrico recolhe absurdos 25% de IPI, mas o governo federal já sinalizou a possibilidade de reduzir esse imposto para 7%, equivalente ao de um modelo 1.0, patamar que a Nissan considera mais do que justo”.
De acordo com Juan Manoel Hoyos, diretor de Marketing da Nissan América Latina, uma extensa pesquisa feita com clientes de cinco países da região identificou que 80% comprariam um carro elétrico, caso ele contasse com preço razoável e boa infraestrutura para uso. A Nissan dará oito anos de garantia para a bateria do Leaf, e promete ter um programa de reciclagem das baterias descartadas. O motor elétrico rende 150 cv de potência, e a autonomia declarada é de 320 km sem recarga.
A chegada do novo Nissan Leaf à América Latina faz parte do compromisso da marca japonesa de trazer os veículos elétricos para mais mercados em todo o mundo, sob seu plano de negócios global, o “Nissan M.O.V.E. to 2022”. O Leaf, já em sua segunda geração, é o veículo zero-emissões mais vendido no mundo, com mais de 300 mil unidades.
Categories