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Toyota apresenta primeiro híbrido flex do mundo

A Toyota acaba de apresentar um protótipo do modelo Prius com tecnologia híbrida flex, ou seja, com um motor elétrico e outro que pode usar gasolina ou etanol. Trata-se da primeira experiência que une a propulsão elétrica a um biocombustível conhecido por poluir pouco e anular essas emissões por meio do processo de plantio. “É o casamento perfeito, o melhor dos dois mundos”, declarou na solenidade o CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Steve Sant’Angelo.

A Toyota ainda estuda possibilidades de produção dessa tecnologia no Brasil. As ações foram direcionadas no sentido de extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono, ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável.

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A montadora deu início à fase de testes de rodagem com a cerimônia na capital paulista, de onde o Prius partiu para um percurso de 1.500 km até Brasília, em quatro dias. Será uma oportunidade de aferir a autonomia com etanol, que a marca espera igualar a proporção verificada em carros apenas a combustão, onde o etanol rende cerca de 30% menos do que a gasolina. A Toyota ainda não divulgou números como potência, torque e desempenho.

Com ações como essa, a indústria espera (e pleiteia) cada vez mais incentivos para esses carros no país, que ainda são poucos perto de outros países. A prefeitura de São Paulo já não cobra os 40% de sua parte do IPVA de carros híbridos e elétricos há alguns anos, além de isentar esses veículos do rodízio. O governo do Rio de Janeiro reduziu a alíquota do IPVA de 4% para 1,5%. E o governo federal já anunciou a intenção de reduzir para 7% o IPI desses modelos.

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