Skip to content

Chile: o mercado onde mais de 50 marcas competem em igualdade

Hyundai-Accent-2018-1280-05
Hyundai liderou o mercado chileno em 2017, com boas vendas do Accent. Neste ano, a Chevrolet está na frente

Um laboratório de livre-mercado. Assim é o Chile, país mais aberto da América Latina e um dos mais liberais do planeta: são 22 acordos de livre-comércio com 60 países, incluindo a China. De acordo com a revista Exame, importações e exportações representam mais de 68% do PIB chileno, ante apenas 26% do Brasil. O autor deste blog tirou 10 dias de férias e voltou impressionado não só com os vinhos e as belas paisagens andinas, mas também com a variedade de marcas e modelos à disposição dos consumidores chilenos.

Mitsubishi-L200-2016-1600-03
Mitsubishi L200 foi o veículo mais vendido no Chile em 2017

O Chile não produz carros desde 2008, quando a GM fechou sua fábrica. Num mercado tão pequeno (pouco mais de 360 mil unidades emplacadas unidades em 2017), nem compensa produzir. Melhor focar em outras atividades e liberar geral o mercado. Sem impostos de importação, as marcas competem em igualdade de condições. Vence quem tiver melhores custos de origem e de logística, ou melhores estratégias de marketing e comercial.

E quem manda no mercado no Chile, afinal?

CLIQUE PARA LER O BLOG AUTOBUZZ EM IG CARROS, COM AS MARCAS E CARROS MAIS VENDIDOS NO CHILE, ALÉM DE MUITAS CURIOSIDADES

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: