Exclusivo! Toyota Yaris básico terá motor 1.3 e câmbio manual ou CVT
AUTOBUZZ ACERTOU NA MOSCA (TEXTO ABAIXO)! CLIQUE AQUI PARA LER TODOS OS DETALHES SOBRE O YARIS
Por GLAUCO LUCENA
No início de junho a Toyota vai apresentar à imprensa brasileira o Yaris, modelo que já está em pré-produção na fábrica de Sorocaba (SP), e será posicionado entre o compacto Etios e o médio Corolla. Embora já apresente informações sobre o compacto premium em seu site oficial, a Toyota esconde as informações técnicas. Uma das surpresas bem guardadas é a motorização da versão básica, que muitos supunham ser 1.5, mas será o mesmo 1.3 Dual VVTi de 98 cv (etanol) ou 88 cv (gasolina) do Etios hatch, talvez com algum ganho de torque e potência.
A informação foi obtida junta a fontes do setor de revenda, que já participaram de treinamento da rede, graças a uma dica do blog Auto Pop, especializado em Toyota. Nessa versão, despojada de alguns equipamentos, o Yaris hatch terá câmbio manual de seis marchas e ainda o automático CVT (relações infinitamente variáveis) do Corolla. Vale lembrar que o Etios também tem versões automáticas, porém com uma antiga caixa de quatro marchas.
Segundo as fontes, só o Yaris hatch terá essa opção de motor 1.3, por ser mais leve que a versão sedã, portanto não muito mais pesado que o Etios, que usa esse propulsor apenas em sua versão hatch. A Toyota apresentará de uma só vez o Yaris hatch e sedã, mas iniciará as vendas apenas do hatch, em julho, para dar maior fluência à fábrica e à distribuição do modelo à rede. O sedã deverá ser lançado nas lojas apenas na metade do segundo semestre.
O segundo motor do Yaris será o 1.5 VVTi de 107 cv do Etios. Não se sabe se a Toyota conseguirá arrancar um pouco mais de torque e potência desse propulsor para o Yaris, modelo um pouco maior e mais pesado que o Etios. Talvez venham aí mais algumas boas surpresas de ajuste mecânico. O sedã terá o 1.5, e talvez uma versão mais potente, com motor 1.6 ou 1.8 (não confirmado pelas fontes).
Os preços só serão definidos na semana do lançamento, mas os concessionários especulam algo na faixa entre R$ 65 mil e R$ 85 mil para o hatch. Mas AutoBuzz aposta em um preço mais próximo de R$ 60 mil para este Yaris 1.3 manual, valor para causar impacto de mercado e gerar manchetes positivas.
O Yaris mira principalmente no VW Polo, grande sucesso de vendas. Embora seu projeto não seja tão moderno quanto o do Volkswagen, a Toyota aposta em seu valor de marca para enfrentar o Polo. Afinal, a marca japonesa tem a melhor reputação em atendimento de vendas e pós-vendas, o que se reflete em ótima valorização na revenda.
Já o sedã terá versões mais baratas para enfrentar o Fiat Cronos e outras mais equipadas para combater o VW Virtus. E ainda uma versão CVT para o público PCD (com limitações de mobilidade), que recentemente perdeu a opção do Corolla tecido, abaixo de R$ 70 mil.
Categories
É só 1.5 CVT e 6 marchas manual sedan e hatch ..
Tenho um etios platinum, e tive um etios 1.3. Sinto perceber que sua pintura e excessivamente frágil, saindo como se fosse uma casquinha ou uma mão de tinta.
Com 1 ano e meio de uso e quatro mil km somente, já possui alguns pontos brancos de desgaste na tinta preta. Sou muito cuidadoso com meus carros e não tive poucos, e esse parece-me com a pintura muito fraca. Um simples “encostar” é o suficiente para danificar.
De resto um bom carro.