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Testes com caminhões sem motorista estão mais avançados que os de carros

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Tesla Semi foi apresentado no ano passado e já foi flagrado em testes na Califórnia (EUA)

A questão da greve dos caminhoneiros é polêmica, e nem seria o papel deste blog analisar os argumentos contra e a favor, que são muitos. Mas como observatório do futuro da mobilidade, AutoBuzz analisa o ritmo de testes de caminhões autônomos, que em última instância vão representar o fim dessa profissão, hoje tão crucial à sociedade e à economia – e ao mesmo tempo repleta de dificuldades e desafios para os bravos motoristas profissionais. E os testes de caminhões sem motorista avançam de forma mais rápida que os de automóveis.

A tendência é que a profissão “caminhoneiro” seja coisa do passado em algum momento antes da metade deste século. Começará pelo transporte rodoviário, e depois deverá chegar ao transporte urbano de cargas. Isso será realidade em países mais desenvolvidos, provavelmente por volta de 2030. No Brasil, talvez com uma década de atraso, por conta da péssima qualidade de muitas de nossas estradas.

Caminhoneiros, como professores de latim, datilógrafos e reveladores de filmes fotográficos serão coisa do passado. Entrarão em declínio como categoria num prazo de duas décadas, assim como estão hoje jornaleiros, taxistas, entregadores de jornal, carteiros e tantas outras atividades profissionais.

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Protótipo T-Pod, sem cabine ou para-brisa, é aposta da startup sueca Enride

Quem viu o filme “Logan”, produção recente da Marvel que mostra um Wolverine de meia-idade num futuro próximo (2029), deve se lembrar de uma cena em que o herói se envolve numa luta com um vilão em plena estrada, causando o choque de um caminhão autônomo que trafegava em alta velocidade. A tecnologia para um modelo como o do filme já é testada por várias empresas.

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Uber e startup Otto fizeram primeira entrega autônoma em 2016, após rodar 200 km nos EUA

 

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