Como seria a Copa do Mundo dos fabricantes de veículos?
Por GLAUCO LUCENA
No clima de Copa do Mundo, que começou hoje com a goleada da Rússia sobre a Arábia Saudita (5×0), AutoBuzz fez uma simulação dos grupos e cruzamentos para ver qual país seria Campeão do Mundo no critério produção de veículos. Sem os dois maiores produtores globais (EUA e China), a briga seria bem equilibrada entre grandes produtores europeus e asiáticos. Confira abaixo a produção de cada país em 2017 (e a classificação nos grupos), de acordo com dados da OICA (associação global dos fabricantes de veículos).
CONFIRA TAMBÉM COMO SERIAM OS RESULTADOS SE O CRITÉRIO FOSSE VENDA DE CARROS POR PAÍS
PRIMEIRA FASE
Grupo A
1 – Rússia: 1.551.292
2 – Egito: 36.640
3 – Uruguai: produz só em CKD
4 – Arábia Saudita: —
Grupo B
1 – Espanha: 2.848.335
2 – Irã: 1.515.396
3 – Marrocos: 376.826
4 – Portugal: 175.544
Grupo C
1 – França: 2.227.000
2 – Austrália: 96.632
3 – Dinamarca: produz foras-de-série
4 – Peru: —
Grupo D
1 – Argentina: 472.158
2 – Nigéria: 45.000
3 – Croácia: produz foras-de-série
4 – Islândia: —
Grupo E
1 – Brasil: 2.699.672
2 – Sérvia: 79.912
3 – Suíça: produz foras-de-série
4 – Costa Rica: —
Grupo F
1 – Alemanha: 5.645.581
2 – Coreia do Sul: 4.114.913
3 – México: 4.068.415
4 – Suécia: 226.000
Grupo G
1 – Inglaterra: 1.749.385
2 – Bélgica: 379.140
3 – Tunísia: 1.940
4 – Panamá: —
Grupo H
1 – Japão: 9.693.746
2 – Polônia: 689.729
3 – Colômbia: 74.994
4 – Senegal: —
O grupo da morte seria o F, com três gigantes, mais a Suécia, lar da Volvo. E um gigante cairia fora por pouco, no caso o México. O Brasil caiu num grupo fraco, assim como Argentina, França e Rússia. Respeitando os cruzamentos do sorteio da Copa, a segunda fase teria os seguintes jogos.
OITAVAS DE FINAL
Rússia elimina Irã
França elimina Nigéria
Coreia do Sul elimina Brasil
Inglaterra elimina Polônia
Espanha elimina Egito
Argentina elimina Austrália
Alemanha elimina Sérvia
Japão elimina Bélgica
Sim, o Brasil levaria um azar danado e já cairia de goleada diante da Coreia, do trio de atacantes Hyundai, Kia e SsangYong, além da GM na defesa, que ficou com o espólio da Deewoo. No gol, a Samsung, de propriedade da Renault. Se a Copa fosse em 2013, no auge da produção nacional, faríamos um jogo equilibrado contra os coreanos. mas a crise pegou nossa indústria de jeito. Já nossos hermanos argentinos iriam mais longe, pois enfrentariam a decadente Austrália, que perdeu muitas fábricas nos últimos anos, entre elas a Ford e a Holden (GM).
QUARTAS DE FINAL
França elimina Rússia
Coreia elimina Inglaterra
Espanha elimina Argentina
Japão elimina Alemanha
Nas quartas, os donos da casa seriam eliminados de forma honrosa pelos franceses da Renault, Peugeot e Critoën, apesar dos esforços da velha Lada (AutoVaz) e cia. Os valentes argentinos sucumbiriam à Espanha do artilheiro Seat (do Grupo VW). Já os campeões mundiais da Alemanha, de VW, Audi, BMW, Mercedes, Porsche e Opel, fariam um grande clássico contra o gigante Japão, mas não resistiriam ao poderio oriental.
SEMIFINAIS
Coreia do Sul elimina França
Japão elimina Espanha
Com a Alemanha (maior produtora da Europa) eliminada, e a Itália fora da Copa, a esforçada dupla Espanha e França não consegue fazer sombra aos gigantes orientais Japão e Coreia.
FINAIS
Espanha vence França na disputa do terceiro lugar
Japão vende a Coreia do Sul e fica com a taça.

Com um timaço formado por Toyota, Honda, Nissan, Mitsubishi, Suzuki, Mazda, Subaru, Daihatsu, Hino e outros, o Japão conquistaria a Copa do Mundo 2018 na Rússia com uma campanha brilhante. Mas teria de torcer para EUA e China ficarem de fora novamente da Copa de 2022 no Qatar. Já em 2026, os EUA serão uma das sedes, e a China terá grande chance de entrar, já que o número de seleções subirá para 48.
Categories
One thought on “Como seria a Copa do Mundo dos fabricantes de veículos?” Leave a comment ›