Skip to content

Parceria entre Jeep e Projeto Tamar rende série de TV

ESPAÇO BRANDED CONTENT

Jeep_Tamar1

Nina Marcovaldi cresceu observando as tartarugas marinhas. Ainda que não tivesse se formado bióloga, ela saberia como poucas pessoas que essas espécies nadam quilômetros, rompendo milhares de caminhos pelos mares até retornar à praia onde nasceram. Ainda assim, Nina, filha dos fundadores do Projeto Tamar, não poderia imaginar que ela própria faria sua trilha de Jeep pelos litorais do Brasil para reencontrar suas origens. Muito menos que essa aventura seria registrada pelas câmeras do Canal Off de TV a cabo.

A bióloga refez, este ano, o mesmo trajeto que seus pais, Guy e Neca Marcovaldi fizeram nos anos 1970, a bordo de um Jeep Willys, para fundar o trabalho pioneiro de pesquisa e preservação da vida marinha na costa brasileira. Nina atravessou estados de Norte a Sul do Brasil dirigindo os modernos Jeep Wrangler, Renegade e Compass, na rota das unidades do Tamar pelo litoral do país. Essa aventura off-road em total conexão com a natureza rendeu a série Na Trilha da Transformação, que estreou na terça-feira 31/07, às 21h, tanto no Canal Off quanto nas redes sociais.

jeep_tamar

Com quatro episódios de 25 minutos na primeira temporada, a série leva o espectador por uma trilha de belas paisagens e praias paradisíacas. Entre estradas de asfalto, barro, pedra e areia, Nina conhece comunidades impactadas pelo legado transformador do Tamar. Com espírito aventureiro, ela também aproveita a viagem para praticar o surfe e o mergulho, seus esportes preferidos, e curtir aventuras off-road no melhor espírito Jeep.

A primeira temporada da série foi gravada em Fernando de Noronha (PE), Florianópolis (SC), Aracajú (SE), Ubatuba (SP) e Praia do Forte (BA). A série acompanha momentos históricos, como a marca de 35 milhões de filhotes devolvidos ao mar. O evento foi celebrado no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, no dia 6 de abril, com a soltura de filhotes e participação da comunidade.

TAMAR

De acordo com o Tamar, de cada mil filhotes de tartaruga marinha que nascem apenas um ou dois sobrevivem. Além dos predadores naturais, esses animais ameaçados de extinção também enfrentam ameaças trazidas pelo homem, como acidentes com redes de pesca e poluição dos oceanos. Por isso, os pesquisadores atuam no monitoramento dos ninhos e das desovas.

Em Noronha, essas e outras atividades do Tamar ganharam um novo aliado com a entrega de um Jeep Wrangler recentemente. O veículo com tração 4X4 está ajudando os pesquisadores no deslocamento às praias de mais difícil acesso, onde muitas tartarugas depositam seus ovos. Ao todo, a Jeep já disponibilizou nove veículos para o Tamar, que foram distribuídos entre as várias unidades do projeto.

Wrangler

Além de cuidar dos filhotes, o Tamar também cadastra e acompanha as tartarugas adultas. Cerca de 5 mil tartarugas adultas já foram recuperadas em áreas de alimentação e desova pelo projeto reconhecido internacionalmente. Esse grande banco de dados também subsidia pesquisas.

A jornada de Nina pelo litoral brasileiro foi gravada em um mês. Filmar em tantos lugares diferentes nesse curto espaço de tempo foi um desafio para a equipe de produção. “Foi realmente uma aventura até porque as desovas das tartarugas não acontecem com hora marcada”, diz a head de conteúdo e criação da Jeep, Bárbara Bono. “A natureza tem o seu tempo. A gente tinha um roteiro, mas muitas vezes precisávamos reprogramar a rota. E isso também faz parte do espírito Jeep”.

Confira abaixo um teaser da série:

Fonte: MUNDO FCA

One thought on “Parceria entre Jeep e Projeto Tamar rende série de TV Leave a comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: