Ford perderá seis modelos nos EUA até 2023, mas ganhará outros nove
SUV médio e picape compacta interessam diretamente à Ford Brasil
Apesar de ter tirado o pé na produção de carros de passeio, a Ford promete ampliar de 20 para 23 sua lista de modelos nos Estados Unidos até 2023. A informação é da agência Automotive News, que entrevistou o chefe de produto Hau Thai Tang. Segundo ele, a marca do oval azul terá nove modelos inéditos até 2023, sendo sete picapes e SUVs.

Os novos modelos vão preencher as lacunas deixadas pela eliminação dos modelos Fiesta, Focus, Taurus, Fusion, C-Max e Flex, resultando em um ganho líquido de três modelos na lista. A revisão de sua linha é uma estratégia da Ford para reduzir de 5,7 anos para 3,3 anos a idade média de seus produtos na rede de concessionárias até 2020.
LEIA MAIS: VW e Ford planejam parceria global em veículos comerciais
Executivos da Ford prometeram substituir os sedãs que estão saindo da América do Norte por outros tipos de veículos. A marca também está adicionando dois utilitários off-road nos próximos anos: o Bronco (um SUV à moda antiga, com chassi de picape) e um SUV médio, do porte do Jeep Compass, ainda sem nome, que interessa muito à filial brasileira do grupo.

A lista inclui ainda a nova picape Ranger, um crossover elétrico inspirado no Mustang e um veículo autônomo comercial. A Ford também está considerando uma picape compacta para o mercado até 2022, do porte da Fiat Toro, outro modelo de grande interesse para o mercado brasileiro. A Ford planeja ter apenas cinco plataformas modulares globais, todas com possibilidade de receber propulsão híbrida.