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Segredo! Novo Hyundai HB20 que chega em 2019 é flagrado na Coreia

Por GLAUCO LUCENA

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Segundo modelo mais vendido do país há vários anos, o Hyundai HB20 terá sua primeira reestilização mais radical no segundo semestre de 2019, segundo uma fonte ligada à marca coreana. Além do visual bastante renovado, terá um aumento de quase 5 cm na distância entre-eixos, de acordo com essa mesma fonte. O intuito é aumentar o espaço, sobretudo para quem viaja nos bancos traseiros, tanto para o hatch quanto para o sedã (HB20 S).

Mudar e crescer passou a ser uma imposição após a chegada de rivais de peso como as duplas de hatch e sedã da VW (Polo e Virtus), Fiat (Argo e Cronos) e agora a Toyota (Yaris). Lançado em 2012, o HB20 feito em Piracicaba (SP) logo tornou-se referência de estilo no segmento compacto, obrigando todos os concorrentes a oferecer design mais atraente em modelos de melhor custo-benefício. Em 2015 ele passou pela primeira mudança leve de visual, o que lhe garante até hoje um ar contemporâneo.

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Outra fonte do grupo admite que não é fácil remodelar um carro que marcou tanto visualmente. “É muito complicado obter o mesmo impacto causado pelo primeiro HB20”. Embora use a mesma plataforma do modelo global Hyundai i20, o HB20 manterá um desenho exclusivo para o Brasil, o que se justifica pelo alto volume de vendas. No SUV Creta, de menor volume, já foi mais difícil criar um desenho tão exclusivo.

As fotos do modelo disfarçado foram feitas por um site estrangeiro na Coreia do Sul,  e confirmam o maior porte, além de um estilo inspirado no novo Hyundai Elantra, como informa o sempre atento jornalista Daniel Messeder, do site Motor1, primeiro a perceber que as imagens poderiam ser do modelo voltado para o mercado brasileiro – o que AutoBuzz ajudou a confirmar.

CONFIRA MAIS FOTOS E INFORMAÇÕES SOBRE O NOVO HYUNDAI HB20 NO SITE MOTOR1

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  1. O que, sem dúvida, será um dos pontos fortes da nova geração do HB20 é a inclusão do motor 1.0 com turbo e injeção direta no portfólio do modelo. Ele será oferecido apenas nas configurações mais caras e trabalha apenas com o câmbio automático de 6 marchas. Com 120 cv e 17,5 kgfm de torque com etanol ou gasolina, o propulsor importado garante ao HB20 respostas mais do que suficientes para quem deseja um compacto esperto nas acelerações e retomadas. Podemos esperar um 0 a 100 km/h na casa de 10,5 segundos para o HB20 Diamond Plus, sendo que, graças ao start-stop, os baixos níveis de consumo da novidade merecem atenção. De acordo com os números oficiais, ele será capaz de registrar médias de até 12,2 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina. Abastecido com etanol, os números ficam em 8,6 e 10,3 km/l, respectivamente.

    As melhorias estruturais no HB20 são sentidas ao volante. Sua dinâmica mostra-se bem equilibrada e a suspensão, apesar de priorizar o conforto, não descuida da estabilidade e do maior controle sobre a trajetória desejada pelo motorista. Ponto positivo é que, finalmente, o HB20 recebe os controles de tração e estabilidade, porém eles figuram como um item de série somente a partir da versão intermediária Vision 1.6 automática.

    Por falar em equipamentos, a Hyundai traz para o segmento de compactos dois recursos importantes até então ausentes no segmento e que saem de fábrica no HB20 Diamond Plus. A opção de R$ 77.990 avaliada aqui conta com o alerta de colisão com frenagem automática na iminência de um acidente, operação que é realizada desde que o modelo não esteja trafegando acima de 50 km/h. Também faz parte da nova geração do hatch o alerta de saída involuntária de faixa, que avisa o condutor por meio de sinais gráficos (no painel de instrumentos) e sonoros, mas não realiza a correção automática como ocorre em versões mais sofisticadas do recurso.

    Em uma tentativa de enobrecer o interior do HB20 Diamond Plus, a Hyundai apostou na cor Marrom Desert para destacar o compacto frente os rivais. Uma tonalidade interessante, que aparenta ser um pouco acinzentada e mais opaca do que um marrom tradicional, a cor está presente no painel, no elemento central do volante, console, painéis de porta e no revestimento de couro dos bancos. Só achamos um pouco exagerado o contraste com a cor azul nas costuras e no elemento plástico central do painel. Ainda no interior, importante destacar que agora o HB20 conta com uma regulagem de altura “de verdade” para o banco do motorista, elevando todo o conjunto, bem como traz aletas para trocas de marchas no volante. O modelo ainda oferece uma entrada USB no console central dedicada para o carregamento rápido de smartphones. O painel de instrumentos nas versões mais caras traz display digital contrastando com o conta-giros analógico.

    Apesar da ênfase na tela da central multimídia – que oferece câmera de ré e espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto –, de maneira geral, o painel e o console central do novo HB20 nos pareceram mais conservadores em relação à primeira geração, que contava com saídas de ar mais trabalhadas, por exemplo. A Hyundai adotou traços horizontais, que realçam a sensação de maior largura da cabine, mas as linhas não empolgam. Outro ponto é que o ar-condicionado presente no HB20 topo de linha oferece display digital, mas perdeu a função de regulagem automática da temperatura como ocorria nas versões mais caras da primeira geração.

    Até pela proximidade dos lançamentos e a posição comercial que cada um ocupa, é difícil não traçar um paralelo entre a nova geração do Hyundai HB20 com o Chevrolet Onix 2020 (que chega ao mercado em novembro). Nessa comparação, podemos dizer que a renovação do Onix empolgou mais.

    O novo HB20 preservou as qualidades que já notávamos no modelo, apenas atualizando uma receita de sucesso. A sensação que fica é de que o HB20 em sua linha 2020 estreia muito mais um profundo facelift, por assim dizer, do que uma nova geração propriamente dita.

    Talvez parte desse impacto seja ocasionado pela renovação extremamente bem-sucedida pela qual passou o Onix e seu sedan derivado, o Onix Plus. Outro ponto que pesa a favor do Chevrolet é o custo-benefício muito mais competitivo em todas as suas versões. Desde sua configuração mais barata, o Onix 2020 já conta com 6 airbags e os controles de tração e estabilidade de série. Mesmo no HB20 Diamond Plus aqui avaliado (um carro que beira os R$ 80.000), não encontramos em sua lista de equipamentos de série mais do que 4 airbags.

    Traçando um paralelo entre as configurações topo de linha de HB20 e do novo Onix, o Chevrolet é muito mais competitivo na opção Premier. Se colocarmos todos os opcionais existentes no Onix topo de linha, o Chevrolet alcança um valor tabelado de R$ 72.990, portanto uma diferença (elevada para a categoria) de R$ 5.000 entre os dois modelos. Por esse preço, o Onix Premier também conta com motorização 1.0 turbo e ainda traz diferenciais como o assistente de estacionamento, carregamento de smartphones por indução e o alerta de pontos cegos nos retrovisores, preservando requintes como o revestimento interno de couro, central multimídia avançada com a opção de Wi-Fi nativo, sistema de telemática OnStar, entre outros recursos. Em que pese o fato do propulsor da Chevrolet não contar com injeção direta, ao menos ele oferece níveis de aceleração e consumo tão bons quanto os registrados pelo HB20.

    A Hyundai, é bom que se diga, vai manter os 5 anos de garantia para o novo HB20, fato que ajudou a construir a boa imagem do HB20 em nosso mercado, bem como promete custos de revisões acessíveis para as versões com motorização turbo. As três primeiras inspeções, segundo a Hyundai antecipou, vão somar R$ 1.204, valor de fato mais convidativo se considerarmos que as três primeiras revisões de um Polo Comfortline, também com motor 1.0 turbo e injeção direta, somam R$ 1.617.

    Preservando grande parte de sua essência, é certo afirmar que graças à boa reputação que a marca Hyundai construiu no Brasil, a nova família HB20 deverá seguir registrando uma boa procura. Hoje, é sempre bom lembrar, o HB20 figura como o segundo carro mais vendido por aqui.

    Em sua configuração topo de linha, a estreia do motor 1.0 TGDI deu fôlego renovado ao hatch, assim como a evolução no pacote de tecnologia com os importantes alertas de colisão com frenagem automática e de saída involuntária da faixa de rodagem. Faltou, contudo, um reforço no número de airbags, bem como a Hyundai ser mais agressiva na precificação do modelo, porém cada marca adota a estratégia comercial que melhor lhe convier, considerando as muitas variáveis em uma intrincada equação que leva em conta a capacidade fabril, custos de produção, entre tantos outros fatores.

    Design à parte, o novo HB20 segue o ótimo carro de sempre. Apesar de o modelo estrear no segmento equipamentos de segurança até então restritos a carros mais caros, o que é um inquestionável avanço, ele não chega ao mercado causando o mesmo impacto de quando foi revelado em 2012. Talvez, por essa razão, esperávamos uma atualização mais ousada por parte da fabricante sul-coreana. Para um público cativo da Hyundai, todas as melhoras da linha 2020 podem ser o bastante para motivar a troca pela nova geração. Já para quem está mais aberto e realizando uma ampla pesquisa no segmento, a concorrência cada vez mais acirrada pode conquistar alguns clientes que, em outros tempos, sonhavam em estacionar um HB20 na garagem de casa.

    >>Um oferecimento Aptany Pneus: https://bramiguz.blogspot.com/2018/02/compra-pneu-aptany-fortalezace-ce.html

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