Skip to content

Citroën C4 Cactus chega para espetar rivais, mas seu caminho é árido

cactus2

No início deste século, a Citroën teve amplo domínio no Mundial de Rali (WRC). Entre 2000 e 2012, carros da marca e de sua irmã Peugeot (ambas formam a PSA) venceram 11 de 13 mundiais de construtores, numa categoria em que o trabalho de suspensão e tração ajuda a definir os campeões. A dupla francesa, porém, não aproveitou essa supremacia para ingressar com força no então promissor segmento de SUVs. E tinha em mãos, à época, a possibilidade de usar o piloto megacampeão Sébastien Loeb como garoto-propaganda. Perdeu o melhor bonde da história recente da indústria automobilística.

Não se pode culpar a atual e saneadora administração da PSA (global e brasileira) pelos erros do passado. Mas isso não impede que a tarefa do recém-lançado Citroën C4 Cactus no mercado nacional seja das mais espinhosas. Ele chega com atraso ao efervescente segmento de SUVs compactos, onde tradição, rede focada e imagem de marca fazem toda a diferença.

cactus3

As maiores vantagens competitivas do Citroën C4 Cactus em relação aos SUVs mais vendidos são o fator novidade e o preço atrativo, de R$ 80 mil para a versão que interessa (1.6 automática, de 122 cv). O desenho pouco discreto tem um apelo bem jovial, mas certamente dividirá opiniões. O maior desafio será a renovada (e inexperiente) rede de revendas, e também a imagem da marca, arranhada por uma década em que sua fatia no mercado nacional despencou de 2,6% para 0,8%. Nunca a Citroën do Brasil precisou tanto de um blockbuster como agora.

A ANÁLISE COMPLETA DO LANÇAMENTO ESTÁ NA COLUNA DA SEMANA EM IG CARROS. É SÓ CLICAR AQUI!

Categories

Blog

Tags

, , , ,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: