Skip to content

Startup alemã Sono Motors testa carro elétrico com carregamento solar

sonomotors-sion-exteriror

Sim, o nome soa esquisito na nossa língua, passa a impressão que o carro anda bem devagar, quase parando. Mas vale prestar atenção aos planos arrojados da Sono Motors, uma startup com sede em Munique, Alemanha, terra da legendária BMW. A empresa está na fase final de desenvolvimento do sistema de carregamento do Sion, um veículo solar totalmente elétrico, que permite o carregamento da bateria enquanto você dirige.

Conheça o SOLO, exótico elétrico de três rodas recém-lançado nos EUA

Com apenas dois anos de vida, a Sono Motors já faz testes avançados com o Sion, e aproveitou bastante o verão excepcionalmente quente do sul da Alemanha deste ano para isso. O pequeno hatch de quatro portas possui células solares integradas à carroceria. Pode ser carregado via energia solar ou a partir de tomadas convencionais, nos dias em que o Sol não dá o ar de sua graça.

Sion_Exterior-2-600x684-1043932726-1540939748190.jpg

A produção do modelo começará no segundo semestre de 2019, e a empresa tem mais cerca de 8 mil encomendas. O objetivo é produzir 260 mil unidades, ao custo unitário de 16.000 euros. A bateria de íon-lótio é paga à parte. Custa 4.000 euros, ou pode ser alugada com prestações mensais. O Sion conta com 330 células solares conectadas ao teto, ao capô e às laterais do veículo. De acordo com o fabricante, a autonomia será próxima de 250 km, bem razoável para um carro essencialmente urbano.

BMW e Mercedes se unem para criar gigante da mobilidade

O compacto oferece aquecedor dos bancos, ar-condicionado, uma grande tela multimídia central, conectividade total com o aparelho celular, entre outros (e poucos) mimos. A Alemanha impôs uma meta de colocar 1 milhão de carros elétricos nas ruas até 2020, que dificilmente será atingida, segundo a Reuters. De qualquer forma, o governo local tem oferecido muitos incentivos a empresas que fabricam baterias e veículos elétricos, como é o caso da Sono Motors.

sono-motors-sion-interieur

Leave a Reply

%d bloggers like this: