Skip to content

Hyundai e Kia planejam SUVs compactos para o Brasil. HB20 muda em 2019

Por GLAUCO LUCENA

20181107_1659478897907886116061424.jpg

A febre dos SUVs compactos está na alça de mira das marcas sul-coreanas Hyundai e Kia Motors. Esta trouxe para o Salão do Automóvel o Kia Stonic (acima), mas apenas para servir de aperitivo aos seus clientes. Feito na Coreia, ele não teria preço para competir no Brasil com Honda HR-V e outros campeões de bilheteria. Por isso, a importadora Gandini espera ansiosamente pelo modelo desse porte que será produzido no México a partir do ano que vem.

SAIBA MAIS: Caoa-Chery projeta ser a 11ª maior vendedora de carros já em 2019

Voltado para mercados emergentes, ele será um pouco menos sofisticado que o Stonic, e se beneficiará da isenção dos 20% de Imposto de Importação, já que o Brasil tem esse acordo com o México. E será mais caprichado que o KX3, modelo mais espartando, feito exclusivamente para o mercado chinês. O projeto ainda não tem nome definitivo.

20181107_1116346538825982345407922.jpg

O curioso é que esse modelo terá um primo da Hyundai (dona da Kia). Ainda não se sabe se ele pegará carona na fábrica mexicana da Kia, ou ser será feito no Brasil no começo da próxima década, hipótese mais provável. O fato é que ele virá como opção mais compacta, urbana e acessível em relação ao parrudo Hyundai Creta.

SAIBA MAIS: SUV-cupê da Fiat chega em 2020 e antecipa facelift da Toro

Tanto o Kia quanto o Hyundai usarão a mesma base compacta do próximo HB20 (o Creta tem uma plataforma maior). Falando no HB20, ele chega ao país já em 2019, mas versões hatch e sedã. Para imaginar como ele será, basta olhar para o conceito Saga exibido no Salão do Automóvel. O Saga nada mais é que o HB20 atual, mas com elementos do próximo. Só que a nova geração terá entre-eixos 4 cm maior, resolvendo a falta de espaço para pernas nos bancos traseiros. Porta-malas não vai crescer, nem a largura do carro.

saga-ev

Que elementos do Saga estarão no próximo HB20 feito em Piracicaba (SP)? Os faróis e lanternas, a grade dianteira, o estilo mais arrojado da coluna traseira (na foto acima), talvez as rodas. Mas, no carro real, a maçaneta será convencional, e não no alto da coluna. Previsão de lançamentos para a metade do ano que vem.

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: