Skip to content

Novo Evoque é cereja no bolo de aniversário da setentona Land Rover

20181103_1556362268410745221071807.jpg

Em 1948 surgia na Inglaterra o mais icônico Land Rover, o Série 1, primeiro carro de produção inteiramente de alumínio, em decorrência da falta do aço após a Segunda Guerra Mundial. A Land Rover só surgiria como marca 30 anos depois, mas os 70 anos desse pioneiro devem ser comemorados, num momento em que a empresa britânica vive uma fase muito especial, hoje sob controle da indiana Tata Motors (a exemplo de sua compatriota Jaguar).

SAIBA MAIS: Jaguar Land Rover entrega frota de táxis elétricos e amplia oficinas de clássicos

Passados 70 anos de sua criação, dá para afirmar que a Land Rover é a mais saudável e promissora das marcas inglesas. Durante essas sete décadas, passou pelas mãos da Rover, da Leyland, do Grupo Rover (todos finados), da BMW e finalmente da Ford, antes da compra pela Tata em 2008. Até hoje os alemães de beneficiam da tecnologia usada em seus SUVS, absorvida nos seis anos em que comandou a Land. E a Ford certamente se arrepende de ter vendido a marca pouco antes da febre dos SUVs. Hoje seria para a Ford o que a Jeep é para a Fiat (FCA).

Range Rover Evoque

Após idas e vindas, finalmente a Land Rover se firma como uma das referências premium no segmento off-road, mantendo o DNA do pioneiro Série 1, mas com forte investimento nas tecnologias de eletrificação e automação. Um bom exemplo é Evoque, mais arrojado dos modelos da marca, que acaba de chegar à sua segunda geração.

SAIBA MAIS: Jaguar Land Rover testa carros que “conversam” entre si e com a estrada

O modelo, com visual semelhante ao do luxuoso Velar e com opção de propulsão híbrida, chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2019. O novo chassi é 13% mais rígido, o que o deve reduzir a vibração e transmissão de ruído para o habitáculo. Com uma distância entre eixos 21 mm mais longa e o novo design compacto da suspensão, o crossover oferece mais espaço e maior dinamismo.

Land_Rover-Range_Rover_Evoque-2020-800-13

Além disso, ele incorpora uma gama de tecnologias 4×4 , como o Hill Descent Control, o Gradient Release Control e o All-Terrain Progress Control. Encontram-se também disponíveis outros elementos de segurança ativa, como Assistência à Manutenção da Faixa, Frenagem Autônoma de Emergência e Monitor de Atenção do Condutor para manter os passageiros seguros.

SAIBA MAIS: Era da Experiência precisa avançar no setor automotivo

Enquanto o novo Evoque não chega ao Brasil, a Land Rover investe na experiência como forma de cativar antigos e novos clientes. Um bom exemplo é a pista off-road temporária montada na zona sul de São Paulo, que funcionará até o dia 23 de dezembro, com toda a gama de produtos . O evento The Above and Beyond Tour conta com 10 obstáculos principais de alta dificuldade de terreno. São eles: ponte, toblerone (exercícios de tração e torção), caixa de ovos (ou patas de elefante), pêndulo (outro tipo de exercícios de tração e torção), disco de torção, king (morro elevado com subida e descida íngreme), fosso de torção com inclinação lateral negativa; travessia de areia; travessia de pedras grandes e o twin terrapod, que proporciona inclinações íngremes de até 42 graus.

IMG-20181123-WA0027

Leave a Reply

%d bloggers like this: