VW Virtus é estreia mais bem-sucedida do ano e consolida sucesso do Polo
Por GLAUCO LUCENA
Num ano de poucos lançamentos impactantes, o sedã Volkswagen Virtus pode ser considerado o mais bem-sucedido, seguido pela dupla Toyota Yaris (hatch e sedã). Lançado há quase um ano, ele repetiu o sucesso de seu irmão hatch, o Polo, embora num patamar de vendas mais baixo. Assim, liderou o segmento de sedãs compactos premium. Em 11 meses já emplacou 37,4 mil unidades, média mensal de 3,4 mil. Sozinho, vende o mesmo que todos os concorrentes reunidos (Chevrolet Cobalt, Honda City, Yaris Sedan e outros).
Com a rápida ascensão dos SUVs, havia uma desconfiança sobre o segmento dos compactos premium, que vinha muito mal entre hatches e sedãs. Por isso, a chegada do Polo e do Virtus soou como uma ousadia por parte da Volkswagen. Não havia espaço para equívocos, já que a participação estava baixa para os padrões da ex-líder, sobretudo após um lançamento que não havia empolgado o público: o do pequeno Up. Um ano depois da chegada do sedã Virtus, o que se vê é uma dupla que caiu nas graças do comprador brasileiro.
A coluna AutoBuzz desta semana em iG Carros analisa o fenômeno da dupla Polo e Virtus, e traça as perspectivas para este emergente segmento de mercado. É só clicar aqui para conferir!