Skip to content

Portas em automático: Land Rover testa inovação no acesso aos carros

A britânica Jaguar Land Rover está desenvolvendo uma tecnologia que permite a abertura automática das portas de seus veículos na medida em que o motorista se aproxima  ou faz um gesto de comando. A proposta tem como principal objetivo facilitar o acesso a pessoas com algum tipo de deficiência física, mas pode ser uma “mão na roda” para quem chega com as duas mãos ocupadas (com bolsas, sacolas, caixas ou até criança no colo).

automaticdoor003-resize-1024x696

O sistema, ainda em fase de testes, está instalado em um Range Rover Sport. Ele utiliza uma gama de sensores de movimento, aliada à tecnologia de abertura de portas sem necessidade de chave. Dessa forma, pode detectar a aproximação do cliente junto ao veículo e, com isso, realizar a abertura completa das portas do modelo, em uma espécie de vallet invisível.

SAIBA MAIS: Toyota vai produzir no Brasil primeiro híbrido flex do mundo

Pesquisas mostram que até um terço das pessoas com algum tipo de deficiência física relatam dificuldades no momento de entrar em seus automóveis. Essa tecnologia poderia ajudar essas pessoas, que não teriam mais que se movimentar para abrir, ou mesmo puxar a porta para entrar. Para testar o sistema, a Jaguar Land Rover está trabalhando com o ex-comandante da Marinha Real Britânica, Mark Ormrod. O militar sofreu uma amputação tripla em uma missão no Afeganistão, que limitou seus movimentos.

automaticdoor006-resize-1024x682

Uma vez a bordo do modelo, todos os ocupantes podem fechar as portas do veículo ao simples toque em um botão, na parte superior doo painel, evitando assim a necessidade de se aproximar para fechá-la. Além disso, a porta também pode ser programada para fechar e trancar automaticamente, na medida em que o proprietário do veículo se afasta.

SAIBA MAIS: construtora terá carros elétricos compartilhados em condomínios

O software incorporado ao sistema mostra o estado de cada porta e permite a operação das portas do motorista e do passageiro do interior da cabine. Os sensores instalados na porta do motorista são capazes de detectar qualquer obstáculo, como postes ou outro veículo estacionado ao lado, que impedem a abertura total da porta.

Leave a Reply

%d bloggers like this: