Skip to content

Hyundai Creta confirma liderança entre os SUVs compactos

Com 48.982 unidades vendidas de janeiro a dezembro, o Hyundai Creta foi o SUV compacto mais vendido de 2018, encerrando três anos de hegemonia do Honda HR-V, que ficou em segundo, acompanhado por Nissan Kicks e Jeep Renegade, todos muito próximos. Os números preliminares da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores apontam uma participação de mercado da ordem de 14,4% para o modelo, superando o HR-V por aproximadamente mil unidades. No acumulado da categoria SUV, a liderança foi do Jeep Compass, pelo segundo ano seguido. Porém, ele é um SUV de porte médio, e não compacto como os demais.

Creta
Hyundai Creta foi vice em 2017 e campeão em 2018

O SUV compacto da Hyundai, lançado em 2017, vendeu 41,6 mil unidades naquele ano, terminando na segunda posição do segmento. Em 2018, apresentou crescimento de 18% no acumulado dos doze meses, tendo liderado o ranking em quatro dos seis meses finais. A versão do Creta mais vendida em 2018 foi a Attitude 1.6 Automática, criada para melhor atender os consumidores portadores de deficiência (PcD), que usufruem de isenções de impostos para veículos até R$ 70 mil. Em segundo lugar ficou a versão topo de linha, a Prestige 2.0 Automática.

SAIBA MAIS: Marcas chinesas projetam um 2019 de grande crescimento no Brasil

Durante 2018, uma nova versão de entrada foi introduzida, a Smart, com motor 1.6 e câmbio automático, ampliando a gama de opções dentro da família Creta, e o recurso da TV digital tornou-se de série nas centrais multimídia. Atualmente, são seis versões à venda, com opções de motor 1.6 e 2.0, com câmbios manual ou automático. No ano passado, houve ainda a série especial “1 Million”, que teve todas as suas 2 mil unidades vendidas rapidamente.

t-cross
VW T-Cross chega em abril para incendiar a disputa dos SUVs compactos

Com tanto equilíbrio entre os números dos quatro modelos mais vendidos do segmento, resta saber como eles reagirão à chegada do VW T-Cross, prevista para abril. HR-V e Renegade já tiveram as primeiras alterações leves no fim de 2018. Creta e Kicks só devem passar por mudanças em 2020.

 

Categories

Mercado

Tags

, , ,

Leave a Reply

%d bloggers like this: