Skip to content

Robô-táxi da ZF na CES traz as últimas novidades em condução autônoma

Cada vez mais algumas empresas que antes trabalhavam a reboque das grandes montadoras se tornam jogadores principais na competição da nova mobilidade. É o caso da alemã ZF, uma das que mais mostrou novidades nesta semana na feira de tecnologia CES, em Las Vegas. Um exemplo é o ZF ProAI RoboThink, supercomputador com capacidade de inteligência artificial que equipa um robô-táxi totalmente operacional.

828010b3a51aa47f_org

Este sistema, combinado com o conjunto de sensores totalmente desenvolvido pela ZF, permite a análise em tempo real e a reação a praticamente qualquer tipo de situação de tráfego complexo, tornando possível a mobilidade autônoma de veículos. Soluções de sistema totalmente em rede, baseadas no ZF Cloud, conectam o veículo à IoT (Internet das Coisas), bem como a aplicativos de clientes, como sistemas de pagamento ou serviços de transporte.

SAIBA MAIS: Tecnologia já permite fazer atualizações e recalls à distância no seu carro

Um desempenho de até 600 trilhões de operações de cálculo por segundo (600 teraOPS) coloca o ZF ProAI RoboThink na vanguarda das centrais automotivas. Esta é uma pré-condição para das suporte ao futuro segmento de serviços autônomos de áreas com rotas predefinidas, como campus ou áreas de empresas, para um ambiente significativamente mais complexo de tráfego em vias públicas.

Piloto automático NVIDIA DRIVE estreia no ZF ProAI

80b20433212ae5d2_org

O poder e a flexibilidade do ProAI da ZF levaram a NVIDIA a nomear a ZF como um dos seus parceiros preferidos para o lançamento de seu novo piloto automático Level2 + NVIDIA DRIVE. A produção em grande escala do novo produto da ZF será lançada nos próximos 12 meses. Trata-se do único supercomputador dotado de inteligência artificial capaz de atender ao cronograma ambicioso da NIVIDIA para o lançamento do seu DRIVE AutoPilot. O CEO da ZF, Wolf-Henning Scheider, explicou: “Estamos aproveitando o fato de que a ZF oferece um supercomputador pronto para produção em grande escala. Nossa família de produtos ZF ProAI aberta, flexível, modular e escalável permite a configuração correta de qualquer aplicativo para uma variedade de setores e em praticamente todos os níveis de condução automatizada.”

e.GO People Mover chega em 2019. Transdev é o primeiro cliente oficial

A presença da ZF na CES 2019 destaca o e.GO PeopleMover, desenvolvido em conjunto com a start-up alemã e.GO Mobile e comercializado através da joint venture e.GO Moove GmbH. A capacidade de produção foi aumentada na Alemanha, com o objetivo de produzir números de cinco dígitos já em 2019. O conceito e a disponibilidade do e.GO People Mover tem recebido um interesse significativo de provedores de mobilidade de cidades do mundo todo. Hoje, na conferência de imprensa da ZF, a ZF e a e.GO Moove GmbH anunciaram oficialmente o seu primeiro cliente. Eles estarão colaborando com a Transdev, um dos principais provedores de mobilidade internacional da atualidade, com 11 milhões de clientes diários, para desenvolver ainda mais seu negócio Mobility-as-a-Service, com base no e.GO People Mover.

8dae3536ea149de1_org

Os recursos da ZF são refletidos no veículo de transporte porta-a-porta, o Ride-Hailing innovation vehicle, um operador de tecnologia totalmente funcional, com sistemas completos da ZF para soluções de mobilidade de próxima geração. Sem volante e pedais, o veículo combina sensor e capacidade de computação, soluções de conectividade e atuadores e sistemas de segurança mecatrônicos.

 

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: