Skip to content

Por R$ 140 mil, crossover 100% elétrico JAC iEV 40 já pode ser encomendado

JAC iEV 40_8

A chinesa JAC Motors iniciou hoje a pré-venda do crossover iEV 40, com propulsão 100% elétrica. O preço anunciado é de R$ 139.990, e as primeiras unidades chegarão da China em junho. O Grupo SHC, representante da JAC Motors no Brasil, escolheu a versão mais completa e de maior autonomia.

SAIBA MAIS: Marcas chinesas projetam um 2019 de grande crescimento no Brasil

A JAC tem grande tradição em veículos elétricos, já que o mercado chinês responde por mais da metade de todos os modelos desse tipo do mundo. A empresa é parceria da VW na produção de veículos elétricos (o T40 elétrico é vendido em alguns países como Sol EX20, com visual da espanhola Seat, do Grupo VW). O JAC iEV 40 foi responsável pela venda de 43 mil unidades em 2018 na China, segundo o Grupo SHC.

JAC iEV 40_4

“O JAC iEV 40 terá todos os equipamentos que um carro desta faixa de preços pode ter. O grande trunfo do modelo será o sistema de propulsão elétrica, que é extremamente silencioso e econômico, proporciona emissão zero de poluentes e necessita de somente 8 horas para ser recarregado numa tomada comum de 220 volts”, garante Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

SAIBA MAIS: Elétricos plug-in foram 2,2% dos carros vendidos no mundo em 2018

Dotado de bateria que acumula capacidade máxima de 40 kWh, o JAC iEV 40 terá autonomia de 300 km, de acordo com o ciclo europeu (NEDC). Além da carga completa, há opção de carregamento rápido: 80% da carga em apenas 1 hora, desde que se adquira um equipamento próprio.

iEV 40_7

De acordo com o importador, o consumo é equivalente ao de um chuveiro elétrico de boa qualidade. “Encher o tanque” – na verdade, recarregar a bateria – custa entre R$ 14 e R$ 18, dependendo do custo da energia elétrica na sua cidade e permite rodar 300 km de acordo com a norma NEDC. Diante da comparação com qualquer modelo movido a motor por combustão (gasolina ou etanol), o JAC iEV 40 tem um custo seis vezes menor por km rodado, além de preservar o meio ambiente com emissão zero de poluentes.

SAIBA MAIS: JAC T40 CVT mostra evolução dos carros chineses

O JAC iEV 40 conta com freios regenerativos, que garantem a recuperação da energia capturada nas frenagens e sua conversão em eletricidade (recarregando as baterias e aumentando a autonomia instantânea). Já o alerta sonoro para pedestres consiste em “anunciar” a presença do carro no trânsito, com um cuidado especial em favor de deficientes auditivos e visuais. Por fim, o i-pedal, que, ajustado pelo motorista, pode intensificar a ação do “freio-motor”. Quando regulado para o modo ECO, o motorista praticamente não usa mais o pedal de freio. Cada vez que ele tirar o pé do acelerador, o carro já diminui instantaneamente a velocidade, poupando todo o conjunto de freios e até triplicando a vida útil de pastilhas e discos.

iEV 40_3

A garantia será de 5 anos,  incluindo as baterias. Além disso, a empresa terá uma central de atendimento para realizar assistência à distância ao cliente. A central também vai monitorar o nível da carga da bateria, orientando o motorista quando estiver abaixo do recomendável.

Leave a Reply

%d bloggers like this: