Toyota fará suas próprias baterias de elétricos em parceria com a Panasonic
A Toyota formalizou uma joint venture com a gigante de eletrônicos Panasonic, com o objetivo de fabricar suas próprias baterias de última geração, inclusive com a possibilidade de abastecer outras montadoras. A nova empresa formada pelos dois grupos japoneses começará a operar em 2020. O foco principal é o desenvolvimento e produção de baterias de íon de lítio prismáticas, baterias de estado sólido e outros itens avançados de energia para carros híbridos e elétricos.
A Toyota, líder em vendas de híbridos com o modelos Prius, planeja lançar 10 carros puramente elétricos em todo o mundo até o início da próxima década. O primeiro será uma versão totalmente elétrica de seu crossover subcompacto C-HR (na foto abaixo) para o mercado chinês.
Ao contrário de outras montadoras, a Toyota quer total controle sobre as baterias, componente-chave na tendência de eletrificação da frota global. Por isso ela terá participação majoritária de 51% no novo empreendimento com a Panasonic. A maior montadora japonesa espera vender 5,5 milhões de híbridos tradicionais, híbridos plug-in, veículos elétricos e veículos movidos a célula de combustível de hidrogênio até 2030.
SAIBA MAIS: Toyota produzirá no Brasil o primeiro híbrido flex do mundo
As baterias de estado sólido serão uma parte importante dessa unidade. Elas são menos vulneráveis ??a temperaturas extremas e prometem duas a três vezes a densidade de energia das baterias comuns, com fluidos. A nova empresa começará a produção de baterias no Japão e na China, usando as plantas da Panasonic.
Categories