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Jaguar Land Rover desenvolve carro autônomo que sinaliza caminho

Sabe aquele olho no olho quando você está emparelhado com outro motorista, ou quando quer pedir ou liberar passagem? Ou simplesmente reforçar uma conversão que irá fazer? Nos carros sem motorista isso deixa de existir, o que cria um desafio para a fase em que carros com e sem motoristas conviverão no trânsito. Pois até isso está sendo pensado pelas montadoras e fornecedores. A inglesa Jaguar Land Rover desenvolveu um sistema que projeta a direção da viagem na estrada à frente dos veículos autônomos, para informar aos outros motoristas o caminho que fará em seguida. Isso vale também para alertar pedestres, motociclistas ou ciclistas.

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A tecnologia inteligente lança uma série de projeções no asfalto para mostrar as futuras intenções do veículo – por exemplo, parar e virar para a esquerda ou direita – como parte da pesquisa sobre como as pessoas podem desenvolver sua confiança na tecnologia autônoma. No futuro, as projeções poderiam até mesmo ser usadas para compartilhar a detecção de obstáculos e atualizações de jornadas com pedestres.

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Essas projeções, testadas em “pods” autônomos, apresentam uma série de linhas ou barras com espaçamento ajustável. As lacunas encurtam à medida que o “pod” se prepara para frear antes de parar completamente. Conforme a cápsula se afasta e acelera, o espaçamento entre as linhas se expande. Ao se aproximar de uma curva, as barras se espalham para a esquerda ou para a direita para indicar a direção da viagem.

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Os testes foram configurados por uma equipe de engenheiros avançados – que trabalham na divisão de Mobilidade Futura da Jaguar Land Rover – e acompanhados por psicólogos cognitivos, depois que estudos mostraram que 41% dos motoristas e pedestres estão preocupados em dividir a estrada com veículos autônomos.

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O sistema inovador foi testado em uma rua cenográfica, dentro de uma instalação de Coventry, com engenheiros registrando os níveis de confiança relatados por pedestres com e sem projeções. O programa de testes de confiança – que também incluiu o ajuste de “olhos virtuais” aos pods inteligentes em 2018 para verificar se o contato visual aumentou a confiança na tecnologia – foi conduzido como parte do projeto Autodrive, do Reino Unido, apoiado pela Jaguar Land Rover.

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