Skip to content

Citroën mostra em Genebra uma releitura futurista do clássico 2CV

Alguns modelos compactos europeus de meados do século passado tornaram-se símbolos da popularização do automóvel. VW Fusca, Fiat Topolino, Mini Morris são alguns dos exemplos. Na França, a tarefa coube ao simpático Citroën 2CV, produzido entre 1940 e 1990. Ao que parece, a marca francesa quer se reconectar com seu passado, como indica o conceito Ami One, que será exibido em março no Salão de Genebra, na Suíça. Ele será o primeiro de dois conceitos que a Citroën apresentará neste ano de seu centenário. O segundo conceito, de alto luxo, será exibido no Salão de Xangai, na China, em abril.

Citroen-Ami_One_Concept-2019-1024-06

Segundo a Citroën, o Ami One é um veículo elétrico de dois lugares que pode ser conduzido sem necessidade de carteira de motorista. “Assim como o 2CV garantiu a liberdade de movimento para o campo, o Ami One torna a mobilidade urbana acessível a todos”, disse a marca francesa em um comunicado de imprensa. O pequeno motor elétrico alcança apenas 45 km/h de velocidade.

LEIA MAIS: Após ser comprada pela PSA, Opel está de olho na América do Sul

O Ami One, de 2,5 metros de comprimento por 1,5 m de largura e 1,5 m de altura, é apresentado como um “ecossistema digital” que permite aos usuários organizar locações, compartilhamento ou serviços online. Ele pode ser conduzido por usuários com 16 anos ou mais, com ou sem carteira de motorista, dependendo da legislação local, como uma alternativa ao transporte público, bicicletas ou scooters.

Citroen-Ami_One_Concept-2019-800-01

Para locações de curto prazo, de apenas cinco minutos, o Ami One seria parte da marca Free2Move do Grupo PSA. Há também uma opção para aluguéis de longo prazo, de até cinco anos, com uma taxa mensal que inclui estacionamento e recarga de bateria. Citroen diz que o Ami One é projetado para ser fácil de produzir, com portas simétricas e outros componentes intercambiáveis.

LEIA MAIS: GM deverá se tornar acionista da Rivian, espécie de Tesla dos SUVs

A porta do motorista é articulada na parte traseira, e a do passageiro na frente. Os toques de estilo do 2CV são refletidos no grande teto solar de lona e nos assentos que se assemelham a bancos de mobília ao ar livre – os assentos 2CV poderiam ser facilmente removidos para uso externo.

Citroen-Ami_One_Concept-2019-800-13

Leave a Reply

%d bloggers like this: