BMW apresenta sistema interativo comandado por voz, gesto ou olhares
A BMW vai apresentar nesta semana, durante o Mobile World Congress de Barcelona (Espanha), o sistema Natural Interaction, que combina no carro tecnologias de comando de voz, controle de gestos expandido e reconhecimento de olhar, de forma a permitir operação multimodal. As primeiras funções do BMW Natural Interaction estarão disponíveis no modelo iNEXT a partir de 2021.
LEIA MAIS: Citroën mostra em Genebra uma releitura futurista do clássico 2CV
Tal como no diálogo entre pessoas, o BMW Natural Interaction permite ao condutor utilizar a sua voz, gestos e olhar ao mesmo tempo, em várias combinações para interagir com o seu veículo. O modo preferido de operação pode ser selecionado intuitivamente, de acordo com a situação e o contexto.
Os comandos de voz, os gestos e a direção do olhar podem ser detectados com segurança pelo veículo, de forma combinada, e a operação desejada executada. Essa interação multimodal sem que o motorista tire as mãos do volante é possibilitada por avançados sensores que detectam com precisão os movimentos da mão e dos dedos, a direção do gesto e o tipo de gesto.
LEIA MAIS: GM deverá se tornar acionista da Rivian, uma espécie de Tesla dos SUVs
As instruções de voz são registradas e processadas usando o Natural Language Understanding. Um algoritmo de aprendizado inteligente, que está sendo constantemente aperfeiçoado, combina e interpreta as informações complexas para que o veículo possa responder de acordo. Isso cria uma experiência multimodal interativa voltada para os desejos do motorista.
As funções do veículo podem ser acionadas de diferentes maneiras. Quando o motorista está conversando com alguém no carro, pode optar por comandos por gesto e controle do olhar; quando seus olhos estão na estrada, é melhor confiar na fala e nos gestos. Desta forma, por exemplo, janelas do carro ou teto solar podem ser abertos ou fechados, saídas de ar ajustadas ou uma seleção feita no Visor de Controle. Se o motorista quiser aprender mais sobre as funções do veículo, ele também pode apontar para os botões e perguntar o que eles fazem.
LEIA MAIS: Jaguar Land Rover desenvolve carro autônomo que sinaliza caminho
Com o reconhecimento aprimorado de gestos e o alto nível de conectividade do carro, o espaço de interação não está mais confinado ao interior. Pela primeira vez, os ocupantes poderão interagir com o entrono, como prédios ou vagas de estacionamento. Até mesmo consultas complexas podem ser respondidas com rapidez e facilidade apontando um dedo e emitindo um comando de voz. “O que é este edifício? Quanto tempo esta loja ficará aberta? Como é esse restaurante? Posso estacionar aqui, quanto custa?
Categories
Se até hj não tem nem central multimídia com tela touch… pense nessa tecnologia… vai chegar lá por 2050… kkkkk