Volkswagen surpreende com bugue elétrico no Salão de Genebra
A nova família de elétricos da Volkswagen ganhou um membro muito familiar à marca nos anos 60 nas praias da Califórnia (EUA), e que até hoje deixou descendentes no mercado brasileiro: um legítimo bugue. O ID Buggy Concept será a atração da marca alemã nesta semana no Salão de Genebra, na Suíça. O modelo mostra a versatilidade da matriz modular de acionamento elétrico (MEB).
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O ID Buggy é ao mesmo tempo futurista e retrô. O chassi MEB de tração traseira integra uma bateria de íons de lítio de 62 kW/h no piso e um motor elétrico de 203 cavalos na parte traseira, para garantir uma autonomia de 250 km. O design minimalista – sem portas ou teto – do modelo de dois lugares foi inspirado nos modelos de praia dos anos 60, derivados do Fusca com motor refrigerado a ar.
A moda de adaptar carrocerias de fibra de vidro ao chassi do velho Fusca surgiu na Califórnia, com o kit pioneiro Meyers Manx, idealizado pelo engenheiro, designer e surfista Bruce Meyers. Logo ele inspirou pequenos fabricantes artesanais em várias regiões litorâneas do mundo, muitos deles em atividade até hoje no Brasil.
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A mesma versatilidade é possível com ID Buggy, que pode ser convertido em um 2+2 lugares, com motor elétrico adicional no eixo dianteiro que torna possível a tração nas quatro rodas. Além disso, o design modular permite que a parte superior do corpo do composto seja separada do chassi MEB, abrindo um mundo de possibilidades para fabricantes terceirizados. Foi uma forma que a VW encontrou para amortizar os custos de desenvolvimento.
A primeira empresa a lançar um bugue elétrico em parceria com a VW será a startup alemã e.Go, já no fim deste ano. O modelo de cerca de 1.300 kg pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, segundo o fabricante, e tem velocidade limitada a 160 km/h.
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