Skip to content

Volkswagen surpreende com bugue elétrico no Salão de Genebra

Volkswagen-ID_Buggy_Concept-2019-800-01

A nova família de elétricos da Volkswagen ganhou um membro muito familiar à marca nos anos 60 nas praias da Califórnia (EUA), e que até hoje deixou descendentes no mercado brasileiro: um legítimo bugue. O ID Buggy Concept será a atração da marca alemã nesta semana no Salão de Genebra, na Suíça. O  modelo mostra a versatilidade da matriz modular de acionamento elétrico (MEB).

LEIAS MAIS: VW vai investir US$ 4 bilhões em conexão e compartilhamento

O ID Buggy é ao mesmo tempo futurista e retrô. O chassi MEB de tração traseira integra uma bateria de íons de lítio de 62 kW/h no piso e um motor elétrico de 203 cavalos na parte traseira, para garantir uma autonomia de 250 km. O design minimalista – sem portas ou teto – do modelo de dois lugares foi inspirado nos modelos de praia dos anos 60, derivados do Fusca com motor refrigerado a ar. 

Volkswagen-ID_Buggy_Concept-2019-800-09

A moda de adaptar carrocerias de fibra de vidro ao chassi do velho Fusca surgiu na Califórnia, com o kit pioneiro Meyers Manx, idealizado pelo engenheiro, designer e surfista Bruce Meyers. Logo ele inspirou pequenos fabricantes artesanais em várias regiões litorâneas do mundo, muitos deles em atividade até hoje no Brasil.

LEIA MAIS: Citroën mostra em Genebra releitura futurista do clássico 2CV

A mesma versatilidade é possível com ID Buggy, que pode ser convertido em um 2+2 lugares, com motor elétrico adicional no eixo dianteiro que torna possível a tração nas quatro rodas. Além disso, o design modular permite que a parte superior do corpo do composto seja separada do chassi MEB, abrindo um mundo de possibilidades para fabricantes terceirizados. Foi uma forma que a VW encontrou para amortizar os custos de desenvolvimento.

Volkswagen-ID_Buggy_Concept-2019-800-0b

A primeira empresa a lançar um bugue elétrico em parceria com a VW será a startup alemã e.Go, já no fim deste ano. O modelo de cerca de 1.300 kg pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, segundo o fabricante, e tem velocidade limitada a 160 km/h.

 

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: