Skip to content

Volvo apresenta ônibus elétrico que não precisa de motorista

Volvo-Autonomous-1

A Volvo realizou no início deste mês a demonstração de seu primeiro ônibus elétrico completamente autônomo numa pista fechada em Cingapura. Após essa fase de testes preliminares, a marca sueca pretende iniciar experiências em vias públicas monitoradas naquele país asiático, numa parceria com autoridades de trânsito e universidades locais.

LEIA MAIS: Bosch exibe ônibus elétrico, autônomo e conectado na CES de Las Vegas

O ônibus elétrico Volvo 7900, com 12 metros de comprimento e espaço para 85 passageiros,  é equipado com sensores e controles de navegação gerenciados por um sistema abrangente de inteligência artificial. O sistema de IA também é protegido com medidas de segurança cibernética para evitar intrusões de hackers.

O ônibus elétrico totalmente autônomo fornece uma operação silenciosa com emissões zero. Ele requer 80% menos energia que um ônibus a diesel de tamanho equivalente. Esta é a primeira aplicação autônoma da Volvo em transporte público fora de sua sede na Suécia.

LEIA MAIS: A longa marcha da automação veicular completa 80 anos

O modelo conta com um software de pesquisa autônomo da Volvo, que é conectado aos principais controles e a vários sensores. Os pesquisadores da universidade nacional de Cingapura o aprimoraram com um sistema de inteligência que se comunica com vários sensores, como os de detecção e alcance de luz (LIDARS), câmeras de 360 graus e um sistema avançado de navegação global por satélite que utiliza cinemática em tempo real.

Volvo-Autonomous-2

Ele funciona como qualquer sistema de posicionamento global (GPS), mas usa várias fontes de dados para fornecer uma precisão de localização de até um centímetro.O sistema é conectado a uma “unidade de gerenciamento inercial”, medindo a taxa lateral e angular do ônibus. Isso melhorará a navegação do ônibus ao passar por terrenos irregulares, garantindo um percurso suave.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: