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Primeiro ônibus brasileiro 100% elétrico será apresentado na metade deste ano

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O Grupo Moura, a Eletra e a XALT Energy firmaram parceria para produção do primeiro ônibus elétrico 100% fabricado no Brasil, além de um novo modelo elétrico-híbrido. A união entre a líder em vendas de baterias na América do Sul, a empresa referência em transporte público sustentável no Brasil e a norte-americana especializada em soluções de armazenamento de energia para veículos pesados de grande porte foi oficializada no fim da semana passada e prevê a apresentação dos novos modelos ao mercado até meados deste ano.

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No veículo elétrico puro, a energia para o sistema elétrico é proveniente de um avançado conjunto de baterias de lítio, interligadas em série e em paralelo. Já no modelo elétrico-híbrido, a energia vem também destas baterias e do grupo motor-gerador, que, somados ou individualmente, alimentam o sistema de tração. Nos dois modelos, apenas o motor elétrico traciona o veículo. O elétrico-híbrido pode operar no modo elétrico puro (grupo motor-gerador desligado) por até 30 quilômetros, por isto o modelo é chamado de Híbrido-Dual, tecnologia exclusiva da Eletra. Já o modelo 100% elétrico tem autonomia de aproximadamente 200 km.

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Na versão híbrida o consumo de combustível também é menor: redução de 28%. Como elétrico puro ou trólebus, além da emissão zero, o consumo de energia é 38% menor pela eficiência da frenagem regenerativa – o sistema é conhecido como kers, sigla em inglês que identifica o sistema de recuperação de energia cinética. Quando o freio é acionado, o motor elétrico atua como um gerador e a energia que seria desperdiçada nas frenagens é reaproveitada e armazenada no banco de baterias.

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A parceria entre as três empresas marca o início das operações do Grupo Moura (empresa brasileira com sede em Pernambuco) no mercado de baterias de lítio e seu pioneirismo no nascente mercado de eletrificação veicular do Brasil. Por meio do intercâmbio tecnológico com os norte-americanos, que já vem sendo desenvolvido há cerca de um ano, a Moura está usando sua expertise de mais de seis décadas para realizar a adaptação dos produtos fabricados pela XALT para o mercado sul americano e no futuro viabilizar a produção nacional assim que a demanda interna justificar os investimentos.

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As baterias de lítio que equiparão os dois protótipos da Eletra foram desenvolvidas especificamente para veículos pesados de grande porte (ônibus e caminhões, assim como navios e locomotivas ferroviárias), apresentando alta densidade energética e um sistema de gerenciamento e controle eletrônico, o Battery Management System (BMS). Através do BMS é feita toda a gestão das baterias: desde o estado de carga, determinação da autonomia elétrica do veículo, até o suporte para o sistema de resfriamento das baterias, promovendo segurança na operação, em casos de indícios de aquecimento.

 

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