Skip to content

Startup desenvolve carro autônomo de resgate com seis rodas. Veja vídeo

Ferox ANTP1

Para aqueles que não veem com bons olhos os carros autônomos, eis um exemplo de que a ideia não é tão ruim assim. A empresa de tecnologia FeroX, sediada em Perth (Austrália), criou o protótipo autônomo ANT, de seis rodas, feito para resgate rápido em áreas de difícil acesso. Há também uma versão projetada para levar medicamentos, alimentos e água até locais acidentados.

LEIA MAIS: Ford investe US$ 500 milhões na Rivian, Startup e utilitários elétricos

Além do modo autônomo, os veículos podem ser guiados por controle remoto. Entre outros detalhes, as seis rodas estão conectadas e funcionam com suspensão independente, facilitando passar por qualquer tipo de terreno, onde picapes, SUVs ou caminhões convencionais não conseguiriam passar.

A ideia partiu do designer australiano Bryan Lee, que pensou em novas soluções para resolver problemas em casos de desastres naturais, o que levou a uma série de pesquisas. Uma das conclusões que chegou foi permitir a ação de veículos em conjunto, como se fossem formigas, que trabalham juntas e levam bagagem nas costas com bastante eficiência.

LEIA MAIS: VW mostra o SUV elétrico ID. Roomzz, previsto para ser lançado em 2021

A partir disso, Lee decidiu desenvolver um protótipo que transporta quantidades menores de carga, mas que pode chegar mais rápido e com ajuda de outros veículos iguais, conectados entre si, assim como fazem as formigas que se comunicam o tempo todo.

O A.N.T (Aid Necessities Transporter), sigla que forma a palavra ant (formiga, em inglês), funciona com seis motores elétricos, um em cada roda e sistema hidráulico que facilita as operações de carga e descarga com bastante rapidez, entre as principais características técnicas. Assista ao vídeo a seguir e confira o modelo conceitual em ação.

One thought on “Startup desenvolve carro autônomo de resgate com seis rodas. Veja vídeo Leave a comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: