Skip to content

Conheça o primeiro supercarro feito com impressora 3D

Divergent-3D-01-1170x610

A revolução no mundo automotivo está apenas começando. As várias mudanças que estão em curso não envolvem temas como eletrificação, tecnologia que dispensa motorista, novos materiais, entre outros itens do gênero. Mas há, também, a questão dos componentes feitos com impressoras 3D. E o supercarro batizado como Blade, feito em São Francisco (EUA) é um dos melhores exemplos do que está por vir.

LEIA MAIS: LaFerrari terá sucessora revelada até o fim do mês

Estamos falando do primeiro superesportivo fabricado com estrutura montada com peças de alumínio que saíram de uma impressora 3D e que são conectadas por meio de tubos de fibra de carbono, formando um chassi bem leve e resistente feito em apenas 30 minutos. Ainda mais surpreendente é o baixo peso, de meros 46 kg. Ao todo o Blade tem somente 630 kg, o que é quase um terço do que pesa um Bugatti Veyron, de 1888 kg.

Divergent-3D-12 (1)

A primeira unidade do supercarro feito com impressora 3D está equipada com motor turbo, de nada menos que 700 cv, movido a gás natural ou gasolina. A fabricante diz que é possível acelerar de 0 a 100 km/h em insanos 2 segundos, o que deixa qualquer outro bólido de quatro rodas para trás.

LEIA MAIS: Citroën combina carro com avião. Assista ao vídeo

Entretanto, mais do que qualquer outra coisa, o foco do Blade é reduzir drasticamente os custos de produção, consumo de energia e a poluição envolvida no processo de fabricação dos carros, de acordo com Kevin Czinger (foto acima), CEO da DM, empresa idealizadora di superesportivo. A ideia é fornecer as ferramentas necessárias para que as pessoas possam montar uma microfábrica e, com isso, montem seus veículos.

Leave a Reply

%d bloggers like this: