Skip to content

GM e Michelin desenvolvem pneus que não precisam de ar. Veja vídeo

pneuP1 (1)

Não deve ser a primeira vez que você vê uma notícia sobre pneus que rodam sem precisar de ar. Mas, dessa vez, essa tecnologia vai se tornar realidade. É que a GM trabalha em conjunto com a Michelin para começar a usar esse tipo de pneu no elétrico Chevrolet Bolt a partir do fim do ano nas suas frotas de testes.

LEIA MAIS: Conheça o primeiro supercarro feito com impressora 3D

Para o público em geral, o Bolt com pneus que funcionam sem ar (conhecidos como UPTIS, ou Unique Puncture-proof Tire System) deverá começar a chegar às lojas a partir do início de 2024, apenas. Estar livre de furos ou estouros estão entre as principais vantagens desse novo tipo de pneu.

Além disso, não será mais preciso se preocupar com calibragem dos pneus ou com desgaste desigual por causa de pressão acima ou abaixo da recomendada pelas fabricantes hoje em dia. Outro ponto importante é que haverá menos pneus sendo descartados, o que vai contribuir com a redução da poluição no meio ambiente.

De acordo com o vice-presidente de vendas globais e de cadeia de suprimentos da matriz da GM, Steve Kiefer, “os novos pneus são ideais para os carros do futuro e um belo exemplo de como os consumidores vão se beneficiar de tecnologias inovadoras.

LEIA MAIS: Startup faz carro autônomo de resgate com seis rodas. Veja vídeo

Conforme as estimativas da Michelin, em torno de 20% dos pneus produzidos são descartados todos os anos por causa de desgaste irregular, somando um total de 200 milhões de unidades, volume que deverá deixar de ser gasto com o emprego da nova tecnologia em larga escala.

Leave a Reply

%d bloggers like this: