Skip to content

Continental mostra pneu que se calibra sozinho

pneu contiP1

A fabricante de pneus Continental desenvolve o que pode ser o pneu do futuro, capaz de se calibrar sozinho em tempo real utilizando uma bomba centrífuga embutida na roda. Conforme a fabricante, essa bomba utiliza a força de rotação da roda de forma a aumentar a pressão do ar e assim manter o pneu rodando dentro das especificações adequadas.

LEIA MAIS: GM e Michelin desenvolvem pneus que não precisam de ar. Veja vídeo

Além de se manter sempre calibrado o pneu do future da Continental também pode monitorar a profundidade dos sulcos por meio de tecnologias que a fabricante chamada de C.A.R.E (Conectado, Autônomo, Confiável e Eletrificado).

É importante sempre manter os pneus calibrados por uma série de fatores, que estão ligados ao consume de combustível e à dirigibilidade do carro, que também influi na segurança. Uma ação de verificação realizada pela Continental Pneus do Brasil em 100 postos das cidades de São Paulo e Jundiaí inspecionou 3.500 veículos e 14 mil pneus. Desse total, 34% estavam com a pressão incorreta.

LEIA MAIS: Bosch mostra painel de instrumentos com efeito 3D

Ainda conforme a Continental, a pressão dos pneus estiver somente 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível subirá 2%. Um exemplo real, utilizando como base esses números: um veículo que rode 30.000 km em um ano com calibragem abaixo da recomendada chega a desperdiçar um tanque de 55 litros.

Leave a Reply

%d bloggers like this: