Skip to content

Vendas de veículos em 2020 estão 7% maiores na comparação com 2019

Passados dois meses e uma semana deste ano, pela primeira vez é possível comparar as vendas do mercado interno com as do ano passado, anulando o chamado “efeito carnaval” (neste ano foi em fevereiro, mas no ano passado o feriado foi na primeira semana de março). De acordo com os registros do Renavam, até o dia 7 de março foram emplacados 447.710 veículos no país, 7% a mais do que no mesmo período de 2019 (418.841 unidades).

loja

Esse número envolve todos os tipos de veículos. Isoladamente, o segmento que mais cresceu foi o de comerciais leves (picapes, vans e furgões), com 14,3% sobre os volumes do ano passado. Em seguida vêm os caminhões (7%) e os carros de passeio e SUVs (5,7%). Já os ônibus recuaram 1.9%.

De acordo com balanço divulgado na última sexta-feira pela Anfavea (associação das montadoras), fevereiro teve um bom desempenho de mercado, apesar do carnaval e da alta do dólar. As vendas de 201 mil veículos foram as melhores entre fevereiros desde 2014. “Com esses resultados, estamos em linha com a expectativa de emplacar 3,050 milhões de autoveículos em 2020, 9,4% a mais que em 2019”, explicou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

lojas

A entidade também projeta crescimento de 7,3% na produção e queda de 11% nas exportações. Para Moraes, ainda não há reflexos da epidemia global de coronavírus na produção de veículos no Brasil, mas pode haver problemas pontuais a partir do fim deste mês, caso a produção de autopeças na China e outros países da Ásia não voltem ao normal rapidamente. A Anfavea informa que a China representa 13% das importações de componentes para o setor automotivo, muitos deles de sistemas eletrônicos.

 

One thought on “Vendas de veículos em 2020 estão 7% maiores na comparação com 2019 Leave a comment

  1. E os idiotas apoioadores do PINGUÇO MOR , MAIOR LADRÃO DO MUNDO ,vivem criticando o novo governo.

Leave a Reply

%d bloggers like this: