Skip to content

Pneu do futuro poderá se regenerar. Veja vídeo

goodyear-2
A Goodyear apresenta um conceito inovador de pneu capaz de ter a banda de rodagem regenerada constantemente com o uso diário. Com isso, os pneus passariam a fazer parte dos componentes mais duráveis do carro. Para isso, os engenheiros da fabricante americana projetaram um sistema que funciona como um batom, cujo material perdido pelo contato com a superfície vai sendo reposto automaticamente.

LEIA MAIS: Michelin revela mais detalhes dos pneus que rodam sem ar

De acordo com a Goodyear o material que torna possível regenerar a banda de rodagem precisa ser reabastecido apenas a cada 160 mil a 480 mil quilômetros, já que o consumo é controlado minuciosamente por um complexo sistema de sensores que analisam o desgaste, o estilo de dirigir, entre outras variáveis, inclusive ligadas ao clima e à qualidade o piso.

Os novos tipos de pneus também se adaptam melhor aos carros elétricos, que são mais pesados que os modelos a gasolina e tem mais força em baixa rotação, o que pode causar um desgaste 20% a 50% mais rápido. Além disso, as trocas apenas do cartucho de material que preenche a banda de rodagem será uma operação bem mais simples que a troca dos pneus convencionais que conhecemos hoje em dia.

LEIA MAIS: GM e Michelin desenvolvem pneus que não precisam de ar. Veja vídeo

Porém, o novo pneu capaz de ser regenerar ainda está em fase de desenvolvimento e ainda vai levar um tempo para estar disponível nas lojas. A previsão é de que na próxima década começará a estar disponível. Por enquanto, vale dar uma olhada no vídeo abaixo para verificar como funciona a novidade na prática.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: